CIO DA TERRA
CIO DA TERRA
PRAZER, DONA LOURDES!
Apresento-lhe uma das mulheres mais resistentes que já conheci na vida! Essa que você está vendo do lado direito da tela é Lourdes Aparecida de Fátima Lásaro, ou como é mais conhecida, Dona Lourdes. Aos 70 anos, essa batalhadora senhora, comanda ao lado da filha e do marido, o Sítio São Benedito. A propriedade de 3 mil metros quadrados fica em Piracicaba e produz somente orgânicos através da agricultura familiar agroflorestal.



Dona Lourdes, Seu Milton e a filha Thais residem no sítio e trabalham diariamente na terra. Acordam ainda de madrugada para ir à roça. Quando vão levar os produtos para a feira acordam por volta de 01h00, carregam o pequeno caminhão e seguem até o varejão. Além das feiras, os alimentos ajudam a compor a merenda de algumas escolas públicas e também são vendidos em projetos como o Direto da Roça e Rede Guandu, que buscam fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária em Piracicaba. Os principais produtos são: 6 tipos de alface, chicória, couve, beterraba, espinafre, salsa, cheiro verde, rabanete, pimentão, beringela, tomate cereja além de algumas PANC`S (Plantas Alimentícias Não Convencionais). São apenas os três que cuidam do sítio todo, mas não estão sozinhos! Os cachorros são fiéis companheiros, estão ao lado o tempo todo. E as galinhas caipiras fornecem ovos e vivem felizes com espaço de sobra!


Tudo começou quando tive que finalizar um curso sobre fotógrafas brasileiras em São Paulo e para isso precisava de uma grande inspiração para criar um ensaio fotográfico. Sem pestanejar me veio o Sítio São Benedito na cabeça.
Passar uma manhã junto da família Lásaro foi imensamente enriquecedor para mim. Dona Lourdes me ensinou com seu sorriso frequente que a beleza da vida está na forma como levamos ela. Haja o que houver essa senhora de quase 70 anos está sorrindo até mesmo embaixo de um sol de 40 graus. Ela ama viver e ama levar saúde para as pessoas. Seu Milton é exemplo de perseverança, pois carpe a roça incansavelmente dia após dia. E a filha Thais se une à essa história trazendo a fibra e a expertise da juventude. Compenetrada no que faz e com uma seriedade ímpar, complementa e fecha a união de forças dessa família. São um símbolo genuíno de resistência e amor, tirando da terra o sustento e a força para seguir lutando! “Afagar a terra, conhecer os desejos da terra, cio da terra propícia estação, de fecundar o chão!”






